Segunda a sexta das 7:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 | Sábados das 7:00 às 11:00

HIPERTIREOIDISMO

# A tireotoxicose pode ser definida como o aumento de hormônios tireoidianos nos tecidos alvo, sendo a sua causa mais freqüente o hipertireoidismo, cujas causas principais são:

# fase de hiperfunção da doença auto-imune tireoidiana (doença de Basedow-Graves);


# bócio multinodular tóxico (BMNT);


# adenoma tóxico (BNT);


# fenômeno de Jod-Basedow (induzido por iodo);


# aumento da secreção de hormônio estimulador da tireóide (TSH).


Tipicamente, os achados laboratoriais são de TSH suprimido, com triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), principalmente as frações livres, elevados. O T3, geralmente, é mais elevado do que o T4. Em pacientes com doença grave concomitante, e outras condições que diminuam a conversão de T4 para T3, pode-se observar a T4 toxicose, que cursa com T4 elevado e T3 normal; em pacientes previamente expostos ao iodo radioativo, observa-se alteração semelhante. Eventualmente, pode-se encontrar T3 elevado, com T4 normal, a denominada T3 toxicose.

No hipertireoidismo subclínico, o TSH está suprimido, mas ambos, T4 e T3 estão normais. Nesta condição, o paciente pode permanecer anos eutireoidiano ou evoluir para hipertireoidismo clínico, necessitando de monitorização com pesquisa de sintomas mínimos, assim como avaliação laboratorial, contínuas.

O anticorpo anti-receptor de TSH (TSHRAb) é detectável apenas em pacientes com a doença tireoidiana auto-imune, o que mostra a sua especificidade para a doença, ao contrário dos anticorpos antiperoxidase (antiTPO) e antitireoglobulina (antiTG), que podem ser observados na população sem doença tireoidiana. No entanto, o anticorpo anti TPO é mais sensível do que o TSHRAb para o diagnóstico, sendo a detecção deste último variável nas diversas fases da doença.

Apesar de menos freqüentes, outras causas de tireotoxicose devem ser lembradas: factícia, iatrogênica, tireoidite subaguda, tireoidite pós-parto, tecido tireoidiano ectópico (struma ovarii, carcinoma metstático funcionante) e efeito Wolf-Chaikoff.

Para o diagnóstico diferencial deve-se ter em conta os bócios sem disfunção e as causas de hipertiroxinemia eutireoidiana, como medicações, outras causas de aumento de globulina transportadora de tiroxina (TBG), anticorpos anti-hormônios tireoidianos, hipertiroxinemia familiar, etc.

Brokken LJS, Wiersinga WM, Prummel MF. Thyrotropin receptor autoantibodies are associated with continued thyrotropin suppression in treated euthyroid Graves' disease patients. J Clin Endocrinol Metab, 2003, 88 (9): 4135-8.

Flynn RWV, Mac Donald TM, Morris AD, Jung RT, Leese GP. The thyroid epidemiology, audit, and research study: thyroid dysfunction in the general population. J Clin Endocrinol Metab, 2004, 89 (8): 3879-84.

Graf H, Carvalho G. Fatores interferentes na interpretação de dosagens laboratoriais no diagnóstico de hiper e hipotireoidismo. Arq Bras Endocrinol Metab, 2002, 46 (1): 51-64.

Reid JR, Wheeker SF. Hyperthyroidism: diagnosis and treatment. Am Fam Physician, 2005, 72(4): 623-30.


Fonte: Laboratório Álvaro