Segunda a sexta das 7:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 | Sábados das 7:00 às 11:00

HIPOTIREOIDISMO ADQUIRIDO

O hipotireoidismo pode ser definido como insuficiência de hormônios tireoidianos nos tecidos alvo. A forma adquirida mais freqüente, tanto em adultos como em crianças, é o hipo primário, ocorrendo mais no sexo feminino, após os 40 anos. Destes, a causa mais comum é a doença auto-imune tireoidiana, na qual a destruição do tecido tireoidiano, com substituição por tecido fibroso é o achado comum, observando-se anticorpos anti peroxidase tireoidiana (antiTPO) positivos.
O hipotireoidismo primário, na fase clínica, cursa com hormônios tireoidianos baixos e hormônio estimulator da tireóide (TSH) elevado.
Hipotireoidismo secundário e terciário são menos freqüentes e as causas adquiridas devem-se, principalmente, a lesões do eixo-hipotálamo-hipofisário, por cirurgias nesta região, doenças granulomatosas, acidentes, etc. Como, às vezes, é difícil o diagnóstico diferencial, são também mencionados como hipotireoidismo central. Cursam com hormônios tireoidianos baixos, já o TSH pode estar baixo, normal, ou algo elevado (devido à secreção de TSH anômalo).
O diagnóstico diferencial deve ser feito com alterações hormonais, sem disfunção tireoidiana, como pode ocorrer com uso de medicamentos a na síndorme do eutiroeidiano doente, e com causas congênitas de hipotireoidismo, de manifestação tardia.Evans TC. Thyroid diseases. Prim Care, 2003; 30 (4): 625-40.
Wiersinga WM. Adult Hypothyroidism. In: De Groot L, Hennemann G. Thyroid disease manager. www.thyroidmanager.org (consulta em 22/04/2006).


Fonte: Laboratório Álvaro