Segunda a sexta das 7:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 | Sábados das 7:00 às 11:00

DIABETES MELLITUS

Denomina-se Diabetes Mellitus (DM) a um conjunto de doenças metabólicas caracterizados por defeitos na secreção e/ou ação da insulina. Classicamente, a hiperglicemia manifesta-se clinicamente por poliúria, polidipsia e polifagia, perda de peso e tendo como complicações agudas a cetoacidose diabética e o coma hiperosmolar, além de complicaçõs crônicas, como as macroangiopatias (insuficiência arterial crônica, doença cérebro vascular e coronariopatia), microangiopatias (nefropatia diabética , retinopatia ) e neuropatia. Entretanto, elevações leves da glicemia podem não causar sintomas.
Duas medições de glicemia em momentos distintos, mas com jejum mínimo de 8horas, iguais ou maiores que 126 mg/dL ou valor aleatório superior a 200 mg/dL com sintomas ( já descritos acima) fazem o diagnóstico de diabetes mellitus, segundo consenso de 1997 da Associação Americana de Diabetes. Em 2003 essa mesma associação estipulou como valor normal uma glicemia menor que 100 mg/dL , devendo os indivíduos que apresentarem valores entre 100 e 125mg/dL ao jejum serem submetidos ao teste de tolerância oral com 75g de glicose. Neste teste, valores entre 140 e 199 mg/dL apontam para intolerância a glicose, enquanto que valores acima de 200 mg/dL apontam para o diagnóstico de diabtes mellitus.
A classificação proposta para DM é a seguinte:
  • DM tipo 1 ? destruição das células beta com deficiência completa de insulina, geralmente de etiologia auto-imune, mas raramente de origem idiopática.
  • DM tipo 2 ? graus variáveis de defeitos de secreção e ação da insulina , é o tipo mais prevalente de DM . No Brasil, estima-se que acomete cerca de 7 % da população adulta.
  • outros tipos específicos de diabetes mellitus ? endocrinopatias ( ex: Cushing e acromegalia) , doenças do pâncreas exócrino ( ex: pancreatopatia crônica, neoplasias e fibrose cística) , defeitos genéticos na função da célula beta (ex: DM mitocondrial e MODY), defeitos genéticos na ação da insulina (ex: resistência a Insulina tipo A), induzida por medicamentos/drogas (ex: diuréticos tiazídicos e corticoesteróides ), secundários a infecções (ex: rubéola congênita) ou associadas a outras síndromes genéticas ( ex: Wolfram, Down, Turner , porfírias).
  • Diabetes mellitus gestacional ? condição de hiperglicemia diagnosticada durante o período gestacional, podendo ou não ser transitória.
  • Para melhor acompanhamento do controle glicêmico está indicada a dosagem de Hemoglobina glicada. Em casos em que um controle estreito é necessário pode-se indicar a monitorização contínua de glicose (CGMS) com 288 medições diárias de glicemia através de um sensor implantado no subcutâneo.
    A intolerância a glicose e o DM tipo 2 podem estar associados à síndrome metabólica, condição clínica em que estão presentes obesidade visceral, hipertensão arterial, dislipidemia, microalbuminúria. Um parâmetro para a avaliação indireta e estimação da sensibilidade insulínica e função de células beta pancreáticas é o cálculo do índice HOMA, que leva em consideração a glicemia e a insulina em jejum. Cada vez mais importância é dada ao tecido adiposo como um órgão endócrino, com a descoberta de que as citocinas produzidas pelo mesmo contribuem para resistência a ação da insulina.Pecis Mirian et al. Diabete Mellito. In Rotinas Diagnósticas em Endocrinologia: Gross, Jorge Luís e Col. Artes Médicas, 2004. pag 19-24.
    Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus ADA - Dabetes Care , 29 Supl 1, 2006.



    Fonte: Laboratório Álvaro