Segunda a sexta das 7:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 | Sábados das 7:00 às 11:00

CÂNCER DA TIREÓIDE

Os carcinomas tireoidianos ocorrem em 5% dos nódulos de tireóide, sendo mais comuns no sexo feminino. O carcinoma papilífero é o mais freqüente, correspondendo a 80% dos carcinomas de tireóide. Ocorre com uma freqüência de 3 mulheres para 1 homem, em qualquer idade, com pico entre a terceira e quarta décadas. Pode apresentar extensão extra-tireoidiana, metástases para linfonodos cervicais ou, menos freqüentemente, para pulmões e ossos.
O carcinoma folicular é responsável por menos de 10% dos carcinomas de tireóide, tendo pico de incidência em idade um pouco mais elevada que o papilífero, sendo raro em crianças. O carcinoma de células de Hürthle é uma variante em que predominam as células oxifílicas (células de Hürthle) e ocorre mais na sexta década. As metástases do carcinoma folicular são mais freqüentes para pulmões e ossos, sendo pouco freqüentes as metástases regionais.
O carcinoma indiferenciado ocorre mais em pacientes acima dos 60 anos, geralmente em pacientes com história de bócio, que altera de padrão e passa a crescer rapidamente, ocasionando sintomas de compressão, sendo a mortalidade alta em curto período de tempo após o diagnóstico.Halac I, Zimmerman D. Thyroid nodules and cancers in children. Endocrinol Metab Clin North Am, 2005, 34 (3): 725-44.
Dackiw AP, Zeiger M. Extent of surgery for differentiated thyroid cancer. Surg Clin North Am, 2004, 84 (3): 817-32.




Fonte: Laboratório Álvaro